Como Reportar Sites Maliciosos

Como Reportar Sites e Softwares Maliciosos

Você pode contra-atacar os hackers cibercriminosos que utilizam spam, phishing, softwares maliciosos e outras técnicas reportando as páginas web e arquivos maliciosos, para que estes sejam adicionados as listas negras (blacklist).

Reportar sites e arquivos maliciosos ajuda a proteger outras pessoas de serem enganadas e a comunidade de segurança encontrar formas de mitigar riscos e impedir novos ataques.

Investigando Links Maliciosos

Para investigar uma url em um e-mail de phishing você deve clicar com o botão direito do mouse em cima do link e clicar na opção Copy Link Location (Copiar Endereço do Link). Em seguida abra um dos links abaixo para investigar a url maliciosa.

Atenção: Se você desconfia de algum email, você não deve entrar nos links clicando com o botão esquerdo do mouse sem antes verificar se eles são seguros.

Virus Total

Análise arquivos suspeitos e páginas web para detectar tipos de malware e compartilhe-os automaticamente com a comunidade de segurança.

Ir para Página
UrlVoid

Verificador de reputação do site Este serviço ajuda você a detectar sites potencialmente maliciosos.

Ir para Página
PhishCheck

Criado para analistas de segurança da informação, o PhishCheck foi projetado para reunir rapidamente as informações necessárias para investigar um site suspeito.

Ir para Página

Como Reportar Páginas de Phishing

Depois de investigar a página web ou e-mail malicioso você pode ajudar a comunidade de segurança e outros usuários reportando estas páginas para outros serviços. Clique nos links abaixo para reportar sites maliciosos.

Google Safe Browsing

Caso encontre informações nos resultados de pesquisa do Google que você acredite resultar de spams, links pagos ou malware, veja como é possível ajudar.

Ir para Página
NetCraft

Se você acredita que um URL hospeda conteúdo de phishing, distribui malware ou é mal-intencionado por qualquer outro motivo, pode denunciá-lo para análise.

Ir para Página
Symantec

Os sites de phishing imitam sites legítimos para obter informações pessoais ou financeiras. Use este site para denunciar o Phishing ao Symantec Security Response.

Ir para Página
ESET

Se você acredita ter descoberto uma página que é deliberadamente enganosa feita para se assemelhar a outra página, informe-nos.

Ir para Página

Como Reportar Softwares Maliciosos

Os softwares maliciosos também podem ser analisados e reportados, normalmente os arquivos enviados são analisados e adicionados ao banco dos dados do serviço de acordo com sua categoria. Serve também como um complemento ao seu antivírus para analisar softwares e arquivos duvidosos.

Virus Total

Análise arquivos suspeitos e páginas web para detectar tipos de malware e compartilhe-os automaticamente com a comunidade de segurança.

Ir para Página
Micosoft

Os pesquisadores de segurança da Microsoft analisam arquivos suspeitos para determinar se são ameaças, aplicativos indesejados ou arquivos normais. Envie arquivos que você acredita serem malware ou arquivos que acredita terem sido classificados incorretamente como malware.

Ir para Página
ClamAV

Banco de dados de vírus mantido atualizado com a ajuda da comunidade. Se você tem um vírus que não é detectado pelo ClamAV, preencha este formulário e a Equipe de Conteúdo de Detecção revisará seu envio e atualizará o banco de dados de vírus.

Ir para Página
Hybrid Analysis

Serviço gratuito de análise de malware para a comunidade que detecta e analisa ameaças desconhecidas usando uma tecnologia exclusiva de análise híbrida.

Ir para Página
Micosoft

Se você descobriu um arquivo potencialmente mal-intencionado que não é detectado pelo Emsisoft Anti-Malware, você pode enviá-lo para nossa equipe de análise para uma investigação mais detalhada.

Ir para Página

Analisar Tipos de Arquivos Específicos

Para analisar documentos mais específicos como documentos do Microsoft Office (.doc, .docx, .xls,.xlsx, etc.), LibreOffice e PDF utilize as páginas abaixo.

QuickSand

Análise de malware em documentos do Office. Capacidade de localizar executáveis ofuscados incorporados, o QuickSand pode detectar documentos que contenham exploits ofuscados de dia zero ou desconhecidos.

Ir para Página
Cryptam

Analise documentos de escritório suspeitos para detectar executáveis ou exploits incorporados. Encontre executáveis embutidos criptografados comuns aos ataques de malware.

Ir para Página
PDF Examiner

Análise de malware em arquivos PDF. Análise automática dos objetos de um PDF mal-intencionado.

Ir para Página

E isso, qualquer dúvida envie uma mensagem e até a próxima!


Frederico Tavares
CISO @ CyberSegurança

Old School Tech Freak dos primórdios do MSX e suas fitas cassetes. Da época do acesso a 2.400 bps as BBS e quando se utilizava jumpers para overclock. Pai, e apaixonado por malwares e vulnerabilidades.

Twitter Linkedin E-mail