Crimes Virtuais Atualmente

28/04/2019 por Frederico Tavares


Olá, vamos conhecer um pouco mais sobre a situação atual dos crimes virtuais.

A primeira coisa que devemos saber é que o criminoso virtual, também conhecido como hacker, não faz diferença qual o uso você faz do seu computador, qual atividade você exerce ou quem você é.

Existe um mito que apenas grandes empresas são alvos de ataques virtuais, hoje qualquer dispositivo conectado a Internet pode ser um alvo e é crescente o número de pequenas empresas e de usuários domésticos que tem seus dispositivos comprometidos.

A grande maioria das vezes estes dispositivos serão utilizados como meios para outros fins, como para fazer parte de outro ataque ou podem ser vítimas de algum tipo de extorsão virtual, como em ataques que envolvem softwares maliciosos (os ransomware ainda infecta milhares de computadores ao redor do mundo).

Uma coisa é certa, a situação tende a piorar e com o passar dos anos muitos criminosos estão aproveitando a velocidade, conveniência e anonimato da Internet para cometerem diversas atividades criminosas, que não possuem fronteiras, sejam físicas ou virtuais e com custos estimados em bilhões de dólares para a economia global.


Crimes Virtuais Atualmente

Crimes Virtuais

Hoje o mercado de crimes virtuais é um mercado muito lucrativo financeiramente, mas assim como qualquer outro crime, não compensa. Normalemente estes crimes são classificados em dois tipos principais de crimes relacionados com a Internet.

  1. Os crimes que envolvem ataques sofisticados contra hardware e software, que normalmente envolvem tempo e dinheiro, para serem concretizados.
  2. E os crimes, que antes já eram praticados de uma forma offline e que agora vem tomando um novo rumo com a Internet, como crimes financeiros, roubo de identidade, crimes contra a criança e até mesmo terrorismo.

Organizações Criminosas Virtuais

No passado, os crimes virtuais eram cometidos principalmente por indivíduos ou pequenos grupos. Hoje, existem verdadeiras redes para a prática de crimes virtuais, redes complexas e que reúnem pessoas de todo o mundo. Organizações criminosas que focam cada vez mais na Internet para facilitar as suas atividades e maximizar seu lucro no menor tempo possível.

Crimes como roubo, fraude, jogo ilegal, venda de medicamentos falsos estão evoluindo com as oportunidades apresentadas online e cada vez mais difundido e prejudicial para a sociedade.

A situação atual é crítica, mas podemos, com consciência das ameaças, bom senso e atitudes que visão dificultar a exploração de falhas em sistemas, reforçar nossa segurança e privacidade na Internet e fora dela. Nenhum sistema é 100% seguro mas, com certeza, podemos mitigar ou dificultar a exploração de muitas vulnerabilidades conhecidas e até desconhecidas.


Lais Malta | MKTDigital

Frederico Tavares

Old School Tech Freak dos primórdios do MSX e suas fitas cassetes. Da época do acesso a 2.400 bps as BBS e quando se utilizava jumpers para overclock. Pai, e apaixonado por malwares e vulnerabilidades.